Os alunos de Moura nas ações de limpeza 2023

No âmbito do Dia Internacional de Limpeza Costeira, mais de 350 alunos do 1.º ciclo de
Moura
, envolvidos no programa Educar para uma Geração Azul, participaram em ações de
limpeza perto de rios e cursos de água.
Estas ações aconteceram entre 25 de set. e 04 de
out. de 2023, através da colaboração entre a Fundação Oceano Azul, a Câmara Municipal de
Moura e os Agrupamentos de Escolas de Moura e de Amareleja.
A nível nacional, mais de 220 turmas e de 4400 alunos do 1.º ciclo contribuíram paraesta iniciativa que, no total, mobilizou mais de 10 000 voluntários, tendo sidorecolhidas mais de 37 toneladas de lixo. Através deste excelente exemplo deA nível nacional, dos 10 000 voluntários, mais de 4400 foram alunos do 1.º ciclo que
contribuíram para que fossem recolhidas mais de 37 toneladas de lixo. Através deste excelente
exemplo de cidadania ativa, os dados registados irão contribuir para a iniciativa europeia!
Partilhamos agora os desenhos e textos dos alunos de Moura, que refletem bem o sentido de
urgência e de responsabilidade em proteger o ambiente e o oceano de uma das maiores
ameaças, o lixo marinho.

Conheça os desenhos dos alunos

Oficinas de Formação | Cascais e Albufeira/Silves

Ações de formação b-learning | outubro e novembro de 2023

«Oceano: educar para uma geração azul» – ação de formação de professores sobre literacia do oceano, certificada pelo CCPFC. Tem a duração total de 30 horas, distribuídas entre sessões online e atividades assíncronas numa plataforma digital. Durante a formação terá oportunidade de pôr em prática algumas atividades com os seus alunos, e ainda de visitar o Oceanário de Lisboa para uma sessão presencial repleta de partilhas e boa disposição. No final, receberá vários recursos educativos, em formato físico e digital.

Esta é uma excelente oportunidade de se tornar um agente de mudança, assumindo o compromisso de educar uma nova geração de cidadãos conhecedores, responsáveis e ativos na defesa do oceano.
Se é docente do 1.º ciclo a lecionar em Cascais, Albufeira ou Silves, e quer envolver-se no programa Educar para uma Geração azul, inscreva-se até dia 04 de outubro.

Inscrições de Cascais

Inscrições de Albufeira/Silves

Formação de professores – Açores

Datas: 9 a 18 de outubro de 2023

O Programa Educar para uma Geração Azul procura
incutir nos professores do 1.º ciclo do Ensino Básico o conhecimento e competências
fundamentais para se tornarem agentes impulsionadores de gerações mais conscientes,
ativas e responsáveis em prol do oceano.

Com a duração de 15 horas, em regime e-learning,
e com um módulo dedicado ao mar dos Açores, esta ação de formação é certificada
pela DREAE e disponibiliza conteúdos atuais, estratégias práticas e recursos
educativos (físicos e digitais) que promovem a integração da literacia do
oceano em linha com o currículo do 1.º ciclo.

Inscreva-se aqui até dia 1 de Outubro.

Dia Internacional de Limpeza Costeira 2023

Datas: 18 a 29 de Setembro de 2023

Encontram-se abertas as pré-inscrições para a Geração Azul participar no Dia Internacional de Limpeza Costeira, uma iniciativa à escala europeia que envolve organizações parceiras, municípios e escolas, num esforço coletivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade civil para a problemática do lixo marinho, promovendo um espírito de cidadania ambiental e de compromisso.

Os professores, envolvidos no programa Educar para uma Geração Azul, que pretendam manifestar interesse em participar com as suas turmas numa ação de limpeza costeira, deverão contactar a direção das escolas/colégios onde lecionam para aceder ao formulário de inscrição, que deverá ser preenchido até dia 11 de setembro.

Novo Workshop «Plasticologia marinha» – ação de limpeza

Data: 17 a 28 de Julho

No âmbito da iniciativa do Dia Internacional da Limpeza Costeira 2023, disponibilizamos um novo workshop intitulado «Plasticologia Marinha», com o objetivo de capacitar os professores para a dinamização autónoma de ações de limpeza com os seus alunos.

O workshop centra-se na problemática do lixo marinho, com um conteúdo teórico abrangente, seguido de uma sessão prática, durante a qual os participantes terão a oportunidade de participar numa ação de limpeza. Será ainda disponibilizado um guia que reúne a metodologia necessária para a replicação destas ações e 13 fichas de atividades sobre a temática.

Esta ação de formação tem a duração de 6 horas e é certificada pelo Centro de Formação de Loures Oriental. Destina-se aos professores envolvidos no programa Educar para uma Geração Azul que lecionam nos municípios parceiros do continente.

Poderá submeter a sua inscrição na plataforma clicando aqui ou enviando um email para educargeracaoazul@oceanoazulfoundation.org até dia 13 de julho.

Direto com o ocean leader Kikas Morais

Data: 21 Abril, das 11H00 às 12H00 (hora de Lisboa)

No âmbito do Dia da Terra, convidamos toda a comunidade Geração Azul a participar numa sessão online em direto com o ocean leader Frederico Morais, que irá partilhar a sua ligação ao oceano, enquanto surfista profissional, e sensibilizar para a importância de o proteger.
Para se inscrever na sessão online e ter acesso à ligação da chamada deve fazer o login de professores na barra acima para aceder à plataforma digital do programa e entrar na Comunidade Geração Azul – secção Boas Práticas.
 
Inscrição na sessão aqui
 
Se é professor do programa Educar para uma Geração Azul, mas ainda não tem acesso à plataforma digital, por favor preencha o seguinte formulário:
 
Pedir acesso à Plataforma digital Geração Azul

Semana do Dia da Terra 2023

Data: 15 a 23 Abril
Com o apoio da Fundação Oceano Azul, dezenas de organizações portuguesas vão celebrar o Dia da Terra durante uma semana inteira com atividades dedicadas ao oceano. Através do mote “O oceano é a nossa Terra”, as atividades (presenciais ou virtuais) vão decorrer entre 15 e 23 de abril, dirigidas a públicos-alvo diversificados.
Pode consultar a programação completa no link abaixo.
Sugerimos a utilização do filtro «Público-alvo» e «Localização», de modo a visualizar a oferta educativa adequada a cada faixa etária disponível em cada região.
 
Atividades do Dia da Terra

Formação de professores | Mafra, Peniche e Nazaré

Ação de formação online – março de 2023
«Oceano: educar para uma geração azul» – ação de formação de professores sobre literacia do oceano, certificada pela DRE. Tem a duração total de 30H, distribuídas entre atividades síncronas e assíncronas. Durante a formação terá oportunidade de pôr em prática algumas atividades com os seus alunos, e ainda de vir até ao Oceanário de Lisboa para uma sessão presencial repleta de surpresas e boa disposição.
Esta é uma excelente oportunidade de se tornar um agente de mudança em prole do oceano, assumindo o compromisso de qualificar uma nova geração de cidadãos ativos na defesa do oceano.
Se é professor(a) do 1º ciclo e leciona num dos seguinte municípios: Mafra, Peniche ou Nazaré, se tem interesse e disponibilidade, e quer integrar a Geração azul, inscreva-se no link abaixo até dia 17 de fevereiro.

Inscrição aqui

Formação de professores | Açores

Ação de formação online – fevereiro de 2023
«Oceano: educar para uma geração azul» – ação de formação de professores sobre literacia do oceano, certificada pela DRE. Tem a duração total de 15H, distribuídas entre atividades síncronas e assíncronas, em regime e-learning. Inclui um módulo dedicado ao Mar dos Açores.
Esta é uma excelente oportunidade de se tornar um agente de mudança em prole do oceano, assumindo o compromisso de qualificar uma nova geração de cidadãos ativos na defesa do oceano.
Se é professor(a) do 1º ciclo e leciona na Região Autónoma dos Açores, se tem interesse e disponibilidade e quer fazer parte da Geração azul, inscreva-se no link abaixo até dia 10 de fevereiro.

Inscrição aqui

PLATAFORMA DIGITAL | Geração Azul

Data: 20/04/2022, às 18:00H (hora de Lisboa)

Apresentação da plataforma digital do Programa Educar para uma Geração Azul, em formato webinar.
 
Esta plataforma será um importante canal de comunicação e de acompanhamento da comunidade de professores da Geração Azul.
Convidamos todos os professores do 1º ciclo, que já se encontrem envolvidos no programa ou que tenham interesse na formação.
Para participar deve inscrever-se no link abaixo.

Inscrição aqui

Dia da Terra 2022

Data: 18 a 24 Abril (s/ hora)

Este ano voltamos a celebrar o Dia da Terra, com o mote “O OCEANO É A NOSSA TERRA”.
Durante esta semana, várias organizações portuguesas, que se dedicam à conservação do oceano, vão disponibilizar dezenas de atividades temáticas.
Pode consultar a programação completa no link abaixo.
Sugerimos a utilização do filtro «Público-alvo» e «Localização», de modo a visualizar a oferta educativa adequada a cada faixa etária disponível em cada região.

ATIVIDADES DO DIA DA TERRA